Sejam Bem-Vindos ao Blog da J.Vitam Jóias!

Estamos muito felizes por compartilhar com você informações de beleza, moda, saúde, curiosidades, dentre outros assuntos.

Divirta-se!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Unhas, cutículas... essencial para deixar a mulher linda! Mas...

Mexo nas cutículas e pinto as unhas desde que me conheço por gente e sempre fui fanática por esmaltes. Depois de uma séria complicação que danificou a matriz de duas unhas, resolvi me profissionalizar e entender melhor a arte de se ter unhas bonitas e saudáveis! Depois de muito ler e testar produtos específicos para unhas e cutículas, aprendi que a verdadeira origem das unhas perfeitas encontra-se em nossas cutículas.

Se você ainda é adepta a retirada das cutículas com alicates, saiba que isso só prejudica cada vez mais a saúde das suas unhas e as faz crescer cada vez mais. As européias e americanas baniram há tempos o velho hábito de retirar as cutículas.  E dá para ter unhas bonitas com cutícula? Claro que sim, e é isso que vim mostrar hoje para vocês.


Os motivos para deixar de retirar as cutículas são muitos e, perdoem-me as manicures que não concordarem com minha tese. 
A primeira e mais importante razão é que as cutículas são a proteção natural que nossas unhas possuem. Tirando essa pele, nós estamos abrindo uma espécie de porta para todos os tipos de fungos, bactérias e vírus que podem causar vários tipos de doença. Esse perigo é ainda maior para quem frequenta salões, nunca sabemos se todos os instrumentos são esterilizados corretamente e isso é um grande problema. Além disso, o mau uso do alicate pode danificar a superfície das unhas, causar cortes, arranhões, ondulações e manchas brancas. 

Para deixar as unhas perfeitas sem tirar as cutículas, você deve praticar o mantra "Hidratar, hidratar, hidratar...". Apenas isso. Claro, que no começo será difícil olhar e ver aquelas peles grandes e incômodas e resistir em tirá-las, mas a partir do momento que você decidir abolir esse hábito, terá que ter apenas paciência e perseverança. O cuidado da hidratação pode ser feito com cremes específicos para cutículas e ceras hidratantes, temos diversas marcas no mercado que serão de grande valia no começo.

Mas e aí???

1– Lixe as unhas da maneira habitual. Passe um esfoliante nas mãos e lave-as bem.

2 – Passe o amolecedor de cutículas em toda unha (vale também um bom óleo de amêndoas), massageando e coloque os dedos em um potinho com água morna. Aguarde uns 4 minutos.

3 – Com sua própria unha, empurre delicadamente sua cutícula para baixo, desenhando o contorno da unha. Atenção, esse processo tem que ser feito com delicadeza para não agredir a pele.

4 – Seque as mãos e finalize com um bom creme hidratante.

6 – Esmalte com a cor escolhida.


O processo para as cutículas ficarem bonitas e saudáveis demora um pouco, vai depender muito do estado em que estão suas unhas e de que maneira você as cuida. Repetindo esse processo sempre e lembrando de hidratar suas cutículas todos os dias (no começo, recomendo três vezes ao dia), as pelinhas que levantam quando você passa a espátula tendem a desaparecer e não será mais necessário o uso de alicate. E quanto as cutículas, a intenção é que elas fiquem praticamente invisíveis. Esse processo varia em relação ao tempo de pessoa para pessoa. Minhas unhas demoraram uns 4 meses para entrar nos eixos, mas esse tempo pode variar de 2 meses a até 1 ano, a palavra-chave é paciência!

Dicas Úteis:

- Leve sempre com você seu hidratante de cutículas e tendo um tempinho não hesite em passá-lo.

- Nunca leve as mãos a boca, o ato de roer as unhas ou apenas o contato da saliva, resseca muito as cutículas.

- Durante o processo, quando você for esmaltar as unhas, é provável que as cutículas atrapalhem a limpeza das unhas na base. Se você acabou de fazer a manicure e já hidratou as mãos, basta esmaltá-las. Se você vai apenas esmaltar ou trocar o esmalte, lave e hidrata bem as mãos. Com a espátula, desenhe o contorno das unhas na base, empurrando a cutícula para ela permanecer afastada. O segredo é a pele estar hidratada e macia, para você conseguir um bom acabamento. Se ela estiver ressecada, fica difícil mesmo de fazer a limpeza. Mas atenção, depois que empurrar a pele com a espátula, limpe bem a superfície das unhas com um algodão embebido em removedor de esmalte. O creme na unha prejudica a fixação do esmalte!!

- Acetona nunca! Ela é uma das grandes vilãs do ressecamento. Escolha os removedores de esmaltes, sempre.

Nota: Todos os cuidados para as cutículas das mãos servem para as dos pés. Com a vantagem que a dos pés ficam perfeitas mais rápido, pois crescem menos e dão menos trabalho!

J.Vitam Jóias - o mundo em jóias para você!
jvitam.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário